O Abstracionismo
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ATIVIDADE
1. A partir do que foi visto, das pesquisas realizadas e do que foi discutido em sala, crie um breve resumo do que você entendeu como Abstracionismo.
2. Crie uma pintura Abstrata geométrica tendo como estímulo a sua sala de aula, pense nos objetos da sala, nos colegas, nos sons que a permeiam, no formato das coisas e nas cores. (Para ser feito em casa e entregue)
3. Escolha uma música, que só você saberá qual é. Escute-a duas vezes e na terceira comece a pintar a partir do quem a música lhe propõe, escute com atenção, não só a letra, mas principalmente a melodia, pense nas cores que ela lhe propõe, nos movimentos do pincel, coloque a tinta para dançar no papel!
QUESTIONÁRIO
SOBRE O ABSTRACIONISMO
Para ajudar na tarefa de ESTUDAR, copie e responda o questionário sobre o Abstracionismo abaixo:
Questão 01 - Sobre o
abstracionismo julgue os itens abaixo em (C) para os certos e (E)
para os errados:
1. ( ) A pintura abstrata
não se preocupou em relacionar suas formas e cores com as
formas e cores de um ser.
2. ( ) A pintura abstrata
representa exatamente a realidade.
3. ( ) As telas abstratas
não narram necessariamente uma cena histórica, literária,
mitológica ou religiosa.
4. ( ) Nunca é possível
identificar nenhum objeto ou ser na pintura abstrata.
TEXTO
I
No século XX, a arte
se concentrava menos na realidade visual externa e mais na visão interna,
produzindo ruptura radical com o passado. Esta arte não apenas decretou que
qualquer tema era adequado, mas também libertou a forma (como no Cubismo) das
regras tradicionais e livrou as cores (como no Fauvismo) da obrigação de
representar com exatidão os objetos, desafiando violentamente as convenções.
QUESTÃO 02 - Tendo como
referência o TEXTO I e o que você estudou, julgue os itens:
01 ( ) No Abstracionismo o
foco principal era a forma.
02 (
) A palavra Abstrata faz referência ao que não é representação de
objetos ou figuras.
03 (
) O Abstracionismo não segue padrões estéticos.
04 (
) O Abstracionismo se prende na lógica e na razão.
QUESTÃO 03 – Uma das grandes
tendências do século XX, dentre tantas, o Abstracionismo carrega consigo
características peculiares que fazem deste movimento uma obra de arte de beleza
incomparável. Quanto às características do abstracionismo, analise e
julgue os itens abaixo com (V) verdadeiro ou (F) falso e em seguida
marque a alternativa correspondente à seqüência obtida.
01.( ) A pintura que
abandona a forma e adota apenas a cor e a linha.
02.(
) Seu resultado final são criações de manchas indefinidas, mas com
beleza
cromática incomparável.
03.( ) Dentro do
abstracionismo surge uma vertente denominado Abstracionismo
Geométrico.
04.(
) As alusões a qualquer representação de objeto ou figuras são abandonadas
pelos abstracionistas.
a) F – F – F – F
b) V – V – V – V
c) F – F – V – V
d) V – V – C – F
QUESTÃO 04 – Depois das primeiras
pesquisas abstratas realizadas pelos artistas russo, em pouco tempo o Abstracionismo
dominou a pintura moderna e torno-se um movimento bastante diversificado.
Entretanto duas tendências se firmaram como características mais precisas.
Quanto a estas duas tendências assinale a alternativa INCORRETA:
1.( ) Suas denominações
são Abstracionismo Lírico e Geométrico.
2.( ) No informal
predominam os sentimentos e as emoções.
3.( ) No Abstracionismo
Geométrico as formas e as cores devem ser organizadas.
4.( ) No Abstracionismo
Lírico as formas e as cores devem ser organizadas.
QUESTÃO 05 – Assinale a
alternativa correta:
1. (
) Abstrato é o mesmo que figurativo.
2.(
) Música não é tema do Abstracionismo.
3.( ) Linhas indefinidas
surgem no Abstracionismo.
4.(
) Realismo é uma característica do Abstracionismo.
QUESTÃO 06 – Assinale a
alternativa correta:
1.(
) O Abstracionismo surge no século XXI.
2.( ) Hoje a arte segue
uma tendência abstrata de uma forma geral.
3.(
) No Abstracionismo nunca aparecem objetos figurativos.
4.(
) Arte abstrata é o mesmo que Surreal.
QUESTÃO 07 – Marque a alternativa
correta:
1. (
) Abstrato e Neoclássico são semelhantes em vários aspectos.
2.(
) Não existem temas em arte abstrata.
3.(
) O Abstracionismo é uma arte verossimilhante.
4.( ) Abandono da forma é
uma característica do Abstracionismo.
QUESTÃO 08 – Marque a alternativa
correta:
1.(
) O Abstrato é o mesmo que concreto.
2.( ) Na arte abstrata
não existe preocupação com o entendimento do observador.
3.(
) Os temas abstratos são religiosos.
4.( ) A arte abstrata tem o
domínio do ateísmo.
VAMOS NOS DIVERTIR COM O POP ARTE!
Antes de começarmos a nos divertir com as colagens, figuras e vídeos inspirados no Pop Arte vamos entender como ele se constituiu, leia o texto abaixo e responda as questões:
O
POP ARTE
ARTE
POP – CONTEXTO HISTÓRICO
Considera-se
que o movimento artístico Arte Pop originou-se na Inglaterra no ano de 1955. Teve seu ápice nos
Estados Unidos, durando até 1966. A expressão Arte Pop foi criada pelo crítico
inglês Lawrence Alloway. Na América ela desenvolveu-se plenamente. Tornou-se a
expressão estética da sociedade de
consumo e da cultura de massa. Transformava em
elegante o que era vulgar, substituiu a introspecção e o subjetivismo
do expressionismo abstrato. A sua
linguagem foi composta por temas recolhidos
do meio urbano. As obras eram
elaboradas com signos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos,
ilustrações, cinema e fotografia utilizando materiais como tinta acrílica, poliéster, látex,
produtos com cores intensas, brilhantes e
vibrantes. Reproduziam os objetos escolhidos em outra escala de
tamanho, transformando-os de real para
hiper-real. Criando assim uma dialética entre a
arte e o consumo.Para Simom Wilson, a Arte pop conseguiu um feito que
nenhum outro movimento havia
conseguido. Era ao mesmo tempo figurativa e realista. E a sua temática
exclusivamente sobre os acontecimentos das grandes metrópoles no século XX, ou seja, Nova York e Londres.
A
Arte pop trouxe uma novidade. O público poderia agora compreender uma obra de
arte. O movimento anterior, o expressionismo abstrato, era muito intelectualizado. A Arte pop não. O
tratamento gráfico, o uso da materialidade
da obra propunha uma linguagem interativa com o público. A popularidade alcançada conflitava com a
intenção dos artistas que desejavam para
o movimento outra relação com a arte. Não desejavam que fosse uma arte igual as
que estavam em museus, como Claes
Oldenburg, artista pop teria dito, que a Arte Pop deveria ter outra relação com
o publico, “além de sentar o traseiro num museu”. E mais uma vez a Arte Pop,
contradizendo-se, recebe cada vez mais admiradores. É fonte de pesquisa, para
ensaios de moda, design, etc.
No mês de
dezembro, BRAVO! destaca a chegada a São Paulo da exposição do
norte-americano Robert Rauschenberg, um dos ícones da Pop Art. O movimento,
criado na Inglaterra na década de 1950, usava como pano de fundo os produtos da
indústria cultural - peças publicitárias, imagens de artistas de cinema etc. -
para questionar a massificação do consumo, influenciada pela mídia. Aproveite a
reportagem e este plano de aula para contar à moçada o que foi esse movimento
artístico e discutir os símbolos do consumo na sociedade atual.
Arte Pop
(ou Pop Art) é o mesmo que arte popular?
Arte popular é aquela criada pelo povo e para
o povo, envolvendo suas tradições culturais. Em nosso país podemos considerar
como exemplos desse modelo as obras em cerâmica feitas pelos escultores do Vale
do Jequitinhonha (MG), a literatura de cordel, os trabalhos de cestaria, as
danças e músicas tradicionais etc.
Existe,
porém, outro tipo de popular, mais relacionado ao universo urbano e à indústria
cultural, que começa a ganhar espaço na década de 1950. É um conceito baseado
no consumo de produtos culturais fabricados em série, na cultura de massa e na
satisfação do gosto médio da população - telenovelas, propaganda, cinema etc.
Explique
à turma que essa cultura de massa influenciou o surgimento da Pop Art, movimento
artístico criado na Inglaterra tendo os produtos da cultura hegemônica como
pano de fundo para a criação de obras de arte.
O termo
Pop Art foi inventado pelo crítico britânico Lawrence Alloway, pertencente
ao Independent Group. Formado por jovens artistas, o grupo
acreditava que a arte moderna estava muito fechada e só era entendida por um
pequeno segmento da sociedade. Como alternativa, eles criaram uma nova
tendência que buscava uma linguagem transparente, mais clara e direta,
incorporando elementos conhecidos pelo grande público - como imagens
publicitárias, fotos de artistas de cinema e outros ídolos, personagens de
histórias em quadrinhos, sinais de trânsito etc.
Para
entender melhor o sucesso da Pop Art, é importante o contexto histórico em que
o movimento ganhou força. Ao final da 2ª Guerra Mundial (1945), a Europa se viu
diante de uma grande crise econômica - que, na Inglaterra, se estendeu até
meados da década de 1950. Do outro lado do Oceano Atlântico, os Estados Unidos
desfrutavam de uma fase de grande prosperidade, largamente noticiada dentro e
fora do país. A mídia divulgava o chamado "sonho americano" e
mostrava ao mundo uma imagem de abundância que encantava não apenas os cidadãos
americanos, como também a população em geral. As séries de TV que envolviam
ficção científica - como "Jornada nas Estrelas" - ou que tratavam do
cotidiano norte-americano - como "A Feiticeira" - alimentavam a
imagem de uma sociedade feliz e próspera que vivia embalada pela tecnologia,
pela aventura e pelo conforto.
Esse
contexto, baseado no cenário do pós-guerra e na relação entre fantasia e
realidade, foi perfeito para a criação artística dos jovens da Pop Art.
Influenciados pelo dadaísmo e pelo surrealismo, artistas ingleses como Richard
Hamilton, Eduardo Paolozzi e David Hockney se apropriaram dos produtos da
cultura de massa, do cinema e da publicidade para a criação de suas obras. Sem
se preocupar em explicar de onde haviam retirado as imagens, fizeram colagens,
desenhos e gravuras explorando formas simples e contornos nítidos, com cores
muito vibrantes e desconectadas das regras acadêmicas de perspectiva.
Apresente
aos alunos imagens de obras do período para que a turma compreenda que, de
maneira irônica e bem humorada, a Pop Art foi um movimento crítico, capaz de
denunciar o processo de massificação de uma sociedade que se encantava pelo
consumo desenfreado e pelo imediatismo descartável. A obra "O Que
Exatamente Torna os Lares de Hoje Tão Diferentes, Tão Atraentes?" de
Richard Hamilton (1956), tornou-se um símbolo do período. Trata-se de uma
colagem com imagens que remetem à sociedade ávida pelo consumo.
Saindo da
Inglaterra, a Pop Art encontrou muitos adeptos nos Estados Unidos, como Robert
Rauschenberg, retratado na reportagem "O Papa dos Pop", de BRAVO!.
Além dele, merecem destaque Andy Warhol, que se tornou ícone do Pop ao criar
séries de serigrafias a partir de fotos de ídolos do cinema como Marilyn Monroe
e Elvis Presley, e das latas de sopa Campbell's, e o nova iorquino Roy
Lichtenstein, conhecido por seu trabalho com imagens de quadrinhos ampliadas e
transformadas em grandes painéis de pintura, capazes de conferir um novo
significado aos pequenos trechos da narrativa.
A Pop Art
influenciou também artistas de diversos países. No Brasil, entre as décadas de
1960 e 1970 destacaram-se Claudio Tozzi, Rubens Gerchman e Wesley Duke Lee.
A Pop Art
socializou a arte mantendo o engajamento político. Nas obras desses artistas, o
sonho americano se dividiu entre promessa e maldição - já que os avanços
tecnológicos capazes de preencher o mercado com uma série de diferentes
produtos também contribuíam para a criação de armas e outros objetos que
limitavam a liberdade individual.
Texto de Maria
José Spiteri Tavolaro Passos, mestre em Artes pela Unesp e professora de
Artes Visuais da Universidade Cruzeiro do Sul e de Educação Artística da
Universidade São Judas Tadeu, ambas de São Paulo.
Tags: Indústria Cultural, Cultura de Massa, Pop Art, See
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ResponderExcluirMuito obrigada pela ajuda
ResponderExcluirta cade as respostas
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